FAQ

Perguntas Frequentes

Perguntas Gerais

Como funciona o eusocio?

A plataforma Eusocio é um ambiente virtual que aproxima empreendedores e investidores, viabilizando a realização de investimento coletivo online (ou equity crowdfunding) em empresas de micro e pequeno porte fundadas no Brasil.

Para os empreendedores, a plataforma oferece a possibilidade de i) estabelecer um canal de comunicação com potenciais investidores, ii) oferecer aos investidores a possibilidade de investir no negócio, e iii) captar investimentos sem sair de sua base. É a possibilidade de se conectar com inúmeros investidores ao mesmo tempo para captar recursos online, em conformidade com a legislação e regulamentação que rege o mercado de capitais brasileiro.

Para os investidores, a plataforma oferece a possibilidade de i) entrar em contato com novos empreendedores brasileiros, ii) conhecer novas oportunidades de investimento em empresas emergentes e (iii) promover a diversificação de sua carteira de investimentos por meio do investimento em startups sem sair de casa. É a possibilidade de participar do mercado de capital de risco (venture capital) por meio do investimento em startups, estimulando a atividade produtiva e o desenvolvimento da economia do país.

Existe um valor máximo de captação?

O limite atual é de R$ 2,4 milhões.

Quem pode investir?

Somente aqueles que compreenderem a dinâmica do mercado de capital de risco. Investir em empresas startup e em estágio inicial envolve riscos, incluindo a falta de liquidez e dividendos, perda ou diluição do investimento e, portanto, deve ser realizado apenas como parte de uma carteira diversificada.

Para se cadastrar como investidor é preciso responder a um questionário com perguntas específicas sobre capital de risco.

A plataforma Eusocio recomenda que após a liquidação das ofertas, as startups adotem regras claras e objetivas para divulgação de informações aos novos sócios, criando uma política de comunicação e relacionamento transparente e aberta com as partes interessadas.

Quem pode captar investimento?

A plataforma Eusocio não é para ideias, é para empresas. É preciso ter CNPJ, time constituído, plano de negócios e projeções financeiras.

Um dos segredos de um financiamento bem sucedido é estar bem preparado. Os empreendedores precisam se assegurar que no seu pitch estarão presentes dois elementos-chave: 1) plano de negócios e 2) previsão financeira.

Criar um bom vídeo com o pitch e espalhar a notícia também são essenciais para que você alcance sua meta de investimento.

Nenhum investidor sério irá investir sem antes ter uma boa compreensão do negócio.

Quais são os riscos de investir?

Investir em empresas startup e em estágio inicial envolve riscos, incluindo a falta de liquidez, a falta de dividendos, a perda ou diluição da participação acionária e deve ser realizado apenas como parte de uma carteira de investimentos diversificada.

Investindo

Você publica o valor do investimento?

Não. Nós mostramos uma lista de Pitches nos quais você investiu no seu perfil, mas não revelamos quanto dinheiro você investiu em cada Pitch.

Eu posso fazer perguntas aos investidores sobre suas empresas?

Nós oferecemos um fórum de discussão para cada pitch para facilitar a comunicação entre o empreendedor e o investidor.

Qual o investimento mínimo por investidor(a)?

Atualmente o valor de investimento mínimo por empresa é R$ 1.000

Você é notificado quando um pitch atinge sua meta com sucesso?

O Eusocio entrará em contato com os próximos passos assim que o pitch for bem sucedido.

Eu posso cancelar o meu investimento?

Sim, você pode cancelar seu investimento antes que o negócio seja concluído. Por favor, nos ligue ou mande um e-mail.

Após este periodo, os investidores irão receber por e-mail uma cópia com os dados bancários de depósito e terão sete dias úteis para revisá-lo. Durante este período, um investidor pode fazer qualquer pergunta que por acaso tenha e retirar seu investimento se assim desejar.

Como eu invisto?

Após ter encontrado um Pitch que queira investir, simplesmente digite o valor que você deseja investir no campo que diz “Digite o Valor” e clique no “Invista agora”. Você, primeiro, terá que se tornar um membro e completar um pequeno questionário que avalia se você compreende completamente a natureza de alto risco de investir em startups e empresas em estágio inicial, ou auto certificar-se como um indivíduo com alto patrimônio líquido ou investidor sofisticado.

Após a conclusão do Pitch, caso a startup tenha conseguido a sua meta de investimento, o investidor receberá um email com o boleto bancário referente ao pitch.

O que é diversificação e como funciona para reduzir o risco de investir em empresas por meio da Eusócio?

Diversificar investimentos significa aplicar recursos em vários segmentos para fins de redução de risco em razão de uma menor exposição a determinado valor mobiliário.

A diversificação de investimentos é prática recomendada por especialistas. É recomendável que potenciais investidores apliquem apenas parte de seus recursos em sociedades que ofertem suas quotas por meio da Plataforma EuSócio. Tais investimentos devem ser equilibrados com a aplicação do restante dos recursos em opções mais líquidas e menos agressivas.

Como acessar os meus investimentos?

Faça login e clique em 'Minha Conta' e depois em 'Meu Perfil' e você poderá acessar o seu portifolio com o resumo de seus investimentos.

Como funciona o investimento nas startups do Eusocio?

O investidor receberá uma opção de compra de quotas para a formalização do investimento na empresa. É um instrumento de médio a longo prazo que credita este investidor contra a startup. Este investidor poderá realizar esta opção em qualquer evento para transformação assim como ao vencimento do contrato.

Empreendedores e Pitches

Posso levantar mais do que o valor do meu pitch?

Sim, uma vez que o valor for alcançado de seu pitch, é possível levantar em até 20% a mais do seu valor original.

O que é diversificação e como funciona para reduzir o risco de investir em empresas por meio da Eusócio?

Diversificar investimentos significa aplicar recursos em vários segmentos para fins de redução de risco em razão de uma menor exposição a determinado valor mobiliário.

A diversificação de investimentos é prática recomendada por especialistas. É recomendável que potenciais investidores apliquem apenas parte de seus recursos em sociedades que ofertem suas quotas por meio da Plataforma EuSócio. Tais investimentos devem ser equilibrados com a aplicação do restante dos recursos em opções mais líquidas e menos agressivas.

Como eu consigo investimento para a minha empresa?

Para ser aprovado para ter sua empresa listada no Eusocio você precisará fornecer um plano de negócios, previsões financeiras e um pitchbook, que explique claramente a proposta de investimento.

Eu preciso ser uma sociedade limitada (LTDA) para levantar dinheiro no Eusocio?

Para receber o investimento via Eusocio, você precisa ser uma limitada.

Quem pode iniciar um pitch?

Qualquer empreendedor que esteja captando até 2,4 milhões, possuir CNPJ e sua empresa seja considerada micro/pequena.

Os pitches requerem um valor de investimento e uma data final?

As startups devem estabelecer um valor de investimento que não pode ser mudada depois que seus pitches forem publicados.

O prazo final é automaticamente fixado em 90 dias da data que o pitch é publicado.

Se o pitch for financiado com sucesso, como os empreendedores recebem seu dinheiro?

Uma vez que o pitch seja bem sucedido, os empreendedores receberam o dinheiro em sua conta bancária.

Como posso solicitar novos recursos e melhorias para o Eusocio?

Por favor, envie um e-mail para faleconosco@eusocio.com.br

Há um valor máximo de investimento por pitch?

O valor máximo de investimento é 2,4 milhões.

Eu posso criar mais de um pitch simultaneamente?

Não, cada empresa pode ter apenas um pitch ativo por vez.

Os pitches podem ser editados depois de lançados?

Os pitches podem ser editados e atualizados a qualquer hora, porém, todas as mudanças precisam passar pela equipe do Eusocio para assegurar que estão alinhadas com a proposta.

Os empreendedores podem aumentar/diminuir o valor do pitch?

Por favor, contate a equipe do Eusocio se você deseja mudar o valor da meta do seu pitch.

Os empreendedores podem aumentar/diminuir a participação oferecida?

Depois que o pitch estiver no site, o empreendedor pode somente aumentar o valor da participação oferecida, nunca diminuir.

O empreendedor pode encerrar um pitch antes do tempo?

Sim, se você quiser cancelar o seu pitch por qualquer razão, por favor, entre em contato conosco e nós iremos cancelar o seu pitch para você.

Posso investir no meu próprio pitch?

Sim, claro.

Posso "vetar" algum investidor de investir na empresa ?

Sim, uma vez que o pitch de sua startup for bem sucedido, nós iremos enviar a lista de todos os usuários que investiram – caso queira “vetar” alguém, por favor entre em contato conosco.

Eu acho investimento em outra fonte. Posso adicioná-lo ao meu total?

Sim, informe a equipe do Eusocio e podemos adicioná-lo ao seu total.

Sobre o Eusocio

Quais taxas o Eusocio cobrará?

Apenas é cobrado uma taxa de 5% se o pitch for bem sucedido.

Investir em start-ups e em empresas em fase inicial envolve riscos, incluindo falta de liquidez, falta de dividendos, diluição e perda de investimento, e isso deve ser feito apenas como parte de um portifolio diversificado. Eusocio é direcionado exclusivamente a investidores informados desses riscos e capazes de tomar suas próprias decisões de investimento.